domingo, 19 de abril de 2009

Tratores Malves

- ATUALIZAÇÃO - 22/11/2010 - A história completa da empresa Malves pode ser lida aqui: http://equipamentospesados.blogspot.com/2010/11/malves-gente-nunca-esquece.html - escrita pelo Edson do blog Máquinas e Equipamentos Pesados.

- Aproveitando o gosto por tratores e conversando com um amigo, passei a dar atenção aos tratores Malves. Segundo ele, Malves vem de Manoel Alves, provavelmente criador da marca e o responsável pela empresa que produziu tanto tratores de esteira como tratores de roda, como podem ver nas fotos.
- Irei pesquiser mais a respeito da história da Malves, e atualizarei aqui em breve. Fica então a foto dos tratores, e uma notícia do ano de 1973, que retirei do site "Tablóide Digital" http://www.millarch.org/, a respeito da primeira exportação de tratores feita pelo nosso país! E é claro, foram tratores Malves!

"Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de março de 1973
O Brasil acaba de efetuar sua maior exportação de tratores de esteira - um MD 1.800 e quatro MD 850 E - marcando uma nova etapa do desenvolvimento da indústria de tratores. A exportação, com destino ao Panamá, realizada pela Malves S.A . Comércio e Indústria de Máquinas, com sede em São Paulo, constitui o marco inicial para o incremento do item tratores na pauta brasileira de exportações. Juntamente com os cinco tratores de esteira foram embarcados para o mesmo pais outras 15 máquinas, sendo sete rastras de disco 20x24 no valor global de 430 mil dólares."

- Continuando a busca, achei mais uma notícia interessante, que retirei do fórum da "Base Militar Web Magazine" http://www.alide.com.br/, onde o autor do texto cita:

"As frotas de tratores de alguns paises como Argelia, Marrocos, Senegal, Nigeria, se formaram basicamente por tratores CBT e Malves (marcas brasileiras, de capital brasileiro). As colheitadeiras de milho eram Cemag (uma fabrica cearense). A pavimentação de ruas e estradas na Mauritania, na Nigeria, na Tunisia, no Senegal, etc, era tocada com rolos compressores, tratores, carregadeiras, marca Muller (uma fabrica carioca, de capital totalmente nacional)."








** Adiciono aqui esta propaganda que digitalizei de uma revista antiga que tenho. Não lembro a data ao certo mas uns 40 anos a propaganda deve ter...
Equipado com motor Mercedes, e dotado de tração 4x4, esse monstro com nome de Malves MD 920 P devia ser pedra no sapato da concorrência na época. Bem, pelo nome de chamada da propaganda já se tem uma idéia do que o trator propunha.

17 comentários:

farmersbase disse...

this tractor-information has been linked to http://www.farmersbase.com/page56.html by doeleman brothers - thank you !!

nightrider disse...

aqui perto de casa tem uma terraplenagem que possuia um trator de esteiras Malves em ótimo estado..não sei do paradeiro dele,acho que foi vendido

Bida disse...

Nas décadas de 60 e 70 o Brasil tinha tantas fábricas nacionais, e hoje, não temos nada, eram, Malves CBT, FNM, e outras mais.

Gerson disse...

Realmente,naquela época a Malves competia com CBT,Caterpilla entre outras marcas no mercado. Posso dizer isto com toda certeza,pois,eu participei desde o início desta grande empresa.Trabalhei lá durante 20 anos,iniciei com ajudante e com o passar do tempo,adquirindo experiência,obtive varios cargos de chefia,tanto que no final de sua paralização,sai com Gerente de Produção e Montagem de trator. Para mim foi de grande valia,só lamento que a Malves ter paralizado a sua produção, talves, devido a forte pressão da concorrência na época, se não, com certeza hoje seria uma grande empresa Nacional. Tenho dito.

Gui disse...

Sou um apaixonado por maquina agricolas e atualmete tenho tentado buscar informações sobre fabricas do que atuam no mundo inteiro, atuais e outras que já fecharam como a CBT. Porém não tenho encontrado nada sobre os tratores Müller. É uma marca nacional? Onde situava sua fabrica no Brasil? Por que não temos muitas informações na web?

Joao agnaldo disse...

Eu sou Joao Agnaldo tenho um trator malves md 700 comprei ele por um acaso achei que trator diferente 5m pensei este trator nao tem peças ai que descobri que tinha uma loja com grande estoque de pçs me surprendi o trator nunca deu um defeito e otimo digo alem de pneu bateria e o motor de aranque

cesar disse...

cesar; comprei um trator de esteira malves md 850 esta com a parte rodante com defeito; ja estou fasendo o motor preciso de augumas informacoes sobre a maquina se augem poder me ajudar ficarei muito grato meu email e contato@artstandms.com.br

patrick luciano disse...

dirijo um malves md 700 e ele foi restaurado e esta inteiro original.este trator é otimo apesar de pequeno é muito potente.

Carlos Agostini disse...

Pessoal,conheço muito destes tratores meu pai era revendedor autorizado no oeste de santa catarina,vendemos mais 100 md 920p.muitos md850e e md700,só que estes tratores eram importados e nacionalizados sendo colocados os motores om 352 da mercedes bens menos no 700 que usava um motor semelhante ao mwm 4cl,com a crise do petroleo na decada de 70/80 meu pai comprava da malves os motores 4cl que eram retirados para colocar os mercedes e colocavamos de volta aos tratores e usavamos os mercedes para adaptar em caminhoes chevrolet e ford que usavam motores a gasolina.tenho muitas fotos - carlos@agostiniindustrial.com.br

Dorinald disse...

tenho um trator malves md 920 ano 74 emãotimo estado e trabalhando a todo vapor mas nao acho mais peças se alguem puder me ajudar me informando sobre pças ou algum trator parado me informe.
Agradeço.
alcioneexterkoetter@hotmail.com

luiz disse...

preciso de um motor de partida do trator malves md 700 ano 1976. se alguem puder orientar-me como devo fazer para montar um, favor enviar orientação, fotos etc. antecipo meus agradecimentos. enviar para: luizautor123@hotmail.com

Arno disse...

Pessoal,
conta a lenda que o português Manuel Alves (Ma(a)lves) de Goiás comprou um lote de tratores oriundos da antiga URSS que haviam sido importados pelo governo de Minas Gerais e não aprovaram. Trocou os motores originais por Mercedes e vendia como nacionais. Como a engenharia agrícola (e agronomia) na época engatinhavam, ao trocar os pneus ninguém calculou corretamente a relação dinâmica entre os rodados traseiro e dianteiro, e por isto este trator não trabalhava com com a TDA acionada e consumia muito combustivel, por isto não chegou a fazer frente de fato aos CBT, mais equilibrados e só com traçao traseira.

Anônimo disse...

Ola eu tenho duas carcaça do 920P so não tenho motor.
Se possivel entre em contado comigo
E-mail: fabricio.arocas@hotmail.com

Italo Gonçalves Ribeiro disse...

Olá pessoal, meu pai tem um trator MALVES MD920, ta em perfeitas condições de uso, está trabalhando... é um trator 4x4, motor Mercedes 1113,realmente em perfeitas condições de uso. Essa maquina está para a venda, quem tiver interesse por favor entrar em contato pelo e-mail: igonri@gmail.com
Quem compra-lo já pode sair trabalhando.

Alexandre Lemos disse...

Estou prestes a adquirir um trator Malves , será que terei dificuldades em encontrar peças , ou mesmo fazer manutenção , me refiro um trator agricola equivalente a um 235 Massey ,quem puder fazer algum comentário ? fico grato ,
Alexandre Lemos

Anônimo disse...

Estas duas propagandas foram feitas por mim na época. A Malves tinha uma agência que se chamava Sevlam Propaganda (Malves ao contrário). Isso foi lá pelos anos de 1970. Realmente o dono era português chamado Manuel Alves, por isso o nome Malves. A carcaça vinha da urânia, tipo esteiras, e motor era Mercedes Bens e a parte elétrica Bosh. O escritório era bem ao lado do edifico Itália, na Av. Ipiranga e a fábrica era na Casa Verde. Eu tenho todas as propandas da épora e foram muitas além de folhetos e folders.
Nori Fontolan.

mario lucio zago junior disse...

Acabo de comprar um malves md1800 esteira, estava preso desde 1979. Está agora com 250 horas. Rodante novo trator, inteirinho plaquetado.
E tenho algumas peças de um outro que veio desmontado.

Caso alguém interesse estou a disposição.

Obrigado